Monday, September 30, 2013

Diário de Bordo: Walking Tours em Londres

Quando você está em Londres ou mesmo Cardiff que foi a outra cidade que visitei depois de Londres, e você é um cinéfilo ou mesmo fã de séries, livros etc, uma programação que eu recomendo são os walking e bus tours relacionados a séries e filmes britânicos. O Brit Movie Tours tem uma lista variada para qualquer gênero e gosto. Eu fui em dois walking tours: No de Harry Potter e no do Sherlock Holmes. Queria ter ido em mais mas como não tem data todo dia, nem todos coincidiram com as datas em que estava no Reino Unido.

Uma dica para quem nunca fez os walking tours. É a pé. o próprio nome já diz. Walk. Então você vai andar um bocado pelas locações nas cidades de onde foram filmadas as séries e filmes. É bom ir com sapatos confortáveis, e seria bom também levar uma garrafinha de água para hidratar  já que  o tour dura em torno de duas horas.


A minha primeira guia no tour de Harry Potter se chamava Rose, e passou o tour com uma varinha para chamar a atenção de quem estava no passeio não se perder. Muito simpática e falante, ela sabia muitas curiosidades e informações sobre os filmes e livros deixando qualquer fã da série feliz com o tour.

Alguns dos lugares incluidos no walking tour de Harry Potter, incluiam Westminster Tube Station onde Harry e Mr Weasley usam o metrô para ir até o Ministério da Magia em Harry Potter e a Ordem de Phoenix, Leadenhall Market que foi usado como locação para o Diagon Alley em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Também passamos durante o tour pela Milenium Bridge que foi mostrada em Harry Potter e o Principe Mestiço que abre o quinto filme. Já no Borough Market,a locação foi usada no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban na cena em que o Knight Bus passa pelo Leak Calderon. O ponto final do tour fica por conta da estação de metrô do King’s Cross Station onde é mostrado na maioria dos filmes já que o Expresso para Hogwarts sai dessa estação da plataforma 9 1/4. Mesmo com a movimentação do lugar, o local agora virou ponto turístico ao lado das plataformas reais 9,10 e 11 onde fãs se aglomeram para tirar foto a caráter entrando na plataforma 9 1/4. Depois você pega a sua foto na lojinha ao lado com produtos oficiais do filme e dos livros. Imperdível além de muito tentador
Foto: Louise Duarte

Apesar de não passar por ele, fiquei sabendo através do tour do Sherlock, que no último filme de Harry Potter foi filmado no Picadilly Circus que parou o local para as filmagens. Única vez que interditaram o local para uma filmagem já que não costumam fazer isso por conta da grande movimentação de pessoas e turistas passando pelo local.
Falando em Harry Potter e tentação também fui no tour do studio da Warner no The Making of Harry Potter, mas vou deixar para falar dele em um outro post específico em breve.
Já o Sherlock Holmes Walking Tour que mostra locações dos livros, séries e filmes, começa no Picadilly Circus especificamente no Criterium Restaurant que tem um link bem especial com os livros do detetive e existe desde 1831. É onde tudo começou. Onde Sherlock e Watson se conheceram e já teve até referência na série Sherlock onde Watson toma café em um copo de plástico escrito Criterium embora eles não sirvam cafés para viagem. 

Outro point interessante e imperdível é o Sherlock Holmes Restaurant  que também funciona como pub localizado na Trafalgar Square, e além de funcionar como um restaurante com preços ótimos, a comida também é muito gostosa (sim, eu almocei lá no dia do tour). Enquanto que no andar de cima funciona como restaurante e de possuir uma exibição com um acervo de  itens relacionados ao personagem além de manuscritos do Sir Conan Doyle sem contar com inúmeras fotos dos personagens penduradas nas paredes. Já no primeiro andar que funciona como pub, possui um clima descontraído ,temos também várias versões de filmes e séries relacionadas ao personagem passando sem parar. 
Foto: Louise Duarte

Também na Trafalgar Square, fica um dos cenários mais lindos de Londres que já serviu de pano de fundo para uma das cenas da série da BBC Sherlock. Segundo a guia, filmar na cidade fica muito caro para BBC então assim como acontece com Doctor Who e acontecia com Torchwood, Sherlock também é filmado em Cardiff. Exceto quando precisam mostrar algum lugar da cidade que não tem como enganar com computação gráfica. Em uma das cenas da série, podemos ver claramente a cara do público presente na cena ao reconhecer os atores que filmavam lá.

Outras locações ainda incluem The London Library localizada na St James, The Oscar Wilde Statue que fica na Adelaide Street no Charing Cross e a Somerset House na Aldwych. Infelizmente, o tour não inclui uma visita ao Sherlock Holmes Museum na Baker Street, famoso endereço do personagem mas eles dão a opção de você visitar ou não o local mesmo que o acervo do museu não seja verdadeiro.

Foto: Louise Duarte
Obviamente eu fui até a 221 Baker Street para conhecer a famosa rua onde mora o detetive, assim como também fui visitar o Sherlock Holmes Museum. Apesar de pequeno, é muito interessante o pequeno museu. Composto de três andares, onde temos além de uma lojinha com vários itens relacionados para venda como canetas, bonecos, lupas, boinas, charutos, livros etc além de ser lá que vende também o ticket para entrar no museu. Nos demais andares temos o museu em si com objetos que recriam as histórias escritas pelo Sir Conan Doyle que incluem não só figurinos e objetos dos personagens, mas também bonecos em tamanho real recriando cenas dos livros.
Para quem é fã dos livros do Sir Conan Doyle, não pode deixar de visitar o museu que também possui um site oficial The Sherlock Holmes Museum.
Foto: Louise Duarte

Foto: Louise Duarte

Foto: Louise Duarte

No comments:

Post a Comment